sábado, 6 de outubro de 2012

Decálogo do Acervo Livre "Costumes Locais" de Pipa e Região


1. Verificar que a configuração do tamanho e da qualidade de imagem da gravação vídeo de sua filmadora, maquina fotográfica ou telefone celular seja sempre a melhor possível.

2. Verificar que a bateria de seu aparelho esteja com carga suficiente para efetuar a filmagem sem problemas e se possível tenha sempre uma bateria de reserva com 100% de carga disponível. 

3. Verificar que o aparelho digital que será usado para a gravação seja isso filmadora, câmera ou telefone celular, tenha bastante memória a disposição para evitar uma interrupção imprevista da filmagem.  

4. Antes de começar a filmar verifique que a lente de sua filmadora, maquina fotográfica ou telefone celular esteja bem limpa. 

5. Escolha sempre um local tranquilo e silencioso para realizar uma entrevista ou registrar um testemunho. Desligue TV, radio, som ou outro aparelho que produza algum barulho que possa prejudicar a captação audio (ventilador, ar condicionado etc.). Uma simples brisa, soprando enquanto alguém conversa na frente da sua video camera, pode se revelar uma poluição sonora tao grande ao ponto de ficar impossível entender a fala da pessoa.

6. Para otimizar a gravação de uma entrevista ou declaração importante e garantir uma boa qualidade do audio: fique a cerca de 70/80cm de distancia da pessoa que fala; sempre que for possível  use um tripé, ou apoie sua filmadora, maquina fotográfica ou telefone celular sobre algum móvel firme (mesa, espaldar de uma cadeira, etc). Use seu corpo como tripé, apoiando firmemente ambos os cotovelos numa mesa, muro etc. Em pé, sem outro possível apoio, segure na câmara firmemente, mantendo os braços encostados ao corpo.

7. Estude bem o enquadramento da filmagem, experimentando mais de um ponto de vista. Utilizando o zoom, escolha o melhor plano, antes de começar a filmagem. Ao ar livre, mantenha sempre o horizonte reto. Veja o que aparece atrás da pessoa entrevistada: utilize o zoom para recortar objetos indesejados.
      
8. Peça o silencio para os presentes antes de começar a gravação

9. Ao acontecer algum imprevisto que corte a gravação (passagem de caminhão barulhento, criança gritando etc.): peça para o entrevistado parar um momento e, ao voltar o silencio, diga para ele continuar.  

10. Ao fim da gravação, peça para a pessoa entrevistada ler este breve texto:

Eu, (nome completo) autorizo a inclusão desta filmagem 
no Acervo Livre "Costumes Locais" de Pipa & Região, 
memória-viva em fotografia e vídeo 
das nossas tradições, usos e cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.